segunda-feira, 27 de abril de 2009

Enviada para o passado

.
Oi, querida!

Talvez agora você ache um tanto brega chamar as pessoas de “querida”, mas daqui a algum tempo a sua opinião vai mudar, acredite. Sei que você também se acha a sabe-tudo-supermadura-adolescente, já que cuida da casa e do irmão, namora sério e está prestes a cursar jornalismo, e é verdade, você realmente amadureceu rápido demais, mas logo perceberá que ainda há tanto a aprender e a enfrentar... Falando nisso, em breve você passará pela “pior semana da sua vida” (como você a definirá daqui a alguns anos). Não vou entrar em detalhes, pois há certas coisas que é bom nem saber antes, apenas saiba que em meio ao caos você vai descobrir que é muito mais forte do que imagina e, quando olhar para trás, sentirá muito orgulho de si mesma. Nesse período, os amigos que você mais contava se afastarão da sua vida. Em compensação, você conhecerá pessoas maravilhosas, para carregar durante toda a existência, e serão elas as responsáveis pelos anos incríveis que você viverá. Acredite piamente no que vou te dizer: daqui a algum tempo você agradecerá aos céus por não ter recebido nada daquilo que deseja agora.
Entrar na universidade será um divisor de águas e mudará para sempre o seu rumo. Às vezes você vai achar que teria sido melhor fazer um cursinho ao invés de entrar no susto, com 17 anos, na primeira faculdade em que passou no vestibular. Talvez fosse mesmo, mas, se tivesse acontecido o contrário, hoje você não teria os amigos, os trabalhos, as experiências, os aprendizados ou as lembranças que têm. Tudo o que você viverá, de uma forma ou de outra, será fruto dessa escolha e você será muito feliz... acredite! Acontecerão coisas fantásticas e que você nunca imaginaria nem nos seus melhores sonhos.
Também vou deixar claro uma coisa: crescer dói e você passará por muitas crises existenciais, em que sentirá vontade de jogar tudo pro alto, mas não se coloque no papel de vítima, ok?! Por mais auto-ajuda que possa parecer, lembre-se sempre que você é responsável por sua felicidade e que se não pode controlar os acontecimentos, pode controlar a forma como lida com eles. Tome cuidado com os momentos em que se sentir muito legal ou uma droga... não se deixe levar pela vaidade fatigante de uma coisa ou de outra.
Ah! E pare de uma vez com essa mania de bancar a mãezona da casa. Eu sei que você só quer ajudar, mas não tome para si responsabilidades que não são suas. O seu papel é o de filha, entendeu?
Continue escrevendo e lendo muito. A Literatura será uma espécie de fonte secreta para desfrutar do seu amor pelas palavras. Também aproveite para viajar bastante e, se não tiver companhia, vá sozinha. Algumas pessoas te tacharão de louca, de exótica e um punhado dirá que um destino, em especial, mudará a sua visão do mundo. A princípio, tudo soará muito clichê, mas esta viagem vai ser tão fantástica que algo dentro de você realmente vai mudar.
Apenas mais um lembrete: ao contrário dos contos de fada, às vezes os príncipes encantados tornam-se sapos, por isso, deixe toda essa bobeira para lá e crie a sua própria história. Tenho certeza de que você encontrará a sua própria fórmula para a felicidade. Apenas nunca, nunca e nunca desista de confiar na vida, em si mesma e nas pessoas.

Michele

3 comentários:

Caio Tozzi disse...

É, muito boa esta carta. Com os sentimentos a flor da pele, olhando para gente mesmo. Lembrei de uma entrevista do Fernando Sabino e perguntaram a ele o que faria se de repente dobrasse a esquina e o encontrasse com vinte anos. Ele respondera: “antes eu correria. Agora, eu pegaria a mim mesmo pelo ombro, olharia nos olhos e diria: ‘pode ter certeza que em tudo o que você acredita, continuará acreditando do mesmo jeito’”.
Acho que é bem por aí. E acredito sempre muito nas coisas que eu acredito. Que bom que há pessoas que não se perdem por aí.
bjs

.leticia santinon disse...

Você demora, mas quando aparece, vem com tudo.

Michele Prado disse...

Caio, que visita boa!

Sempre carrego comigo essas palavras do Fernando Sabino, que imagino ter lido na mesma entrevista que você... obrigada por me lembrar delas.

Lê, eu demoro mesmo... rs. e obrigada por esse "vem com tudo".