quarta-feira, 25 de julho de 2007

Animação Vida Maria ganha as telas do Brasil

O curta-metragem de Márcio Ramos retrata a difícil vida das mulheres nordestinas

* Texto que escrevi publicado na Revista Paradoxo.


A mão segura firme a caneta. Desenha uma reta, acrescenta um pingo, trêmulamente vai dando forma às letras do alfabeto até surgir o nome. Aos cinco anos, Maria José já tem a existência traçada: deixa os estudos para trabalhar, crescer, casar, ter filhos e envelhecer.
A cena descrita, tão real no dia-a-dia de centenas de mulheres, é a animação Vida Maria de Márcio Ramos que retrata a dura vida das sertanejas condenadas, geração após geração, a largar os sonhos da infância para trabalhar.
Com rigor estético impressionante, a câmera passeia pelo rosto da personagem enquanto soca o pilão e mostra, gradativamente, seu envelhecimento. Enquanto trabalha, Maria se casa, muda sua forma física duas, três, sete vezes, vela o corpo do marido e vê repetir a mesma história na vida de tantas outras Marias.
Produzido em computação gráfica 3D, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores, consegue retratar com exatidão a paisagem nordestina a partir de pesquisas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil.
Após ser considerado o melhor curta do 17º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, ter destaque no 15º Anima Mundi e ser premiado pelo país afora, o recente título de Ramos faz parte da sessão de curtas do 2º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 23 a 29 de julho, com sessões gratuitas no Memorial da América Latina, Cinesesc e na Sala Cinemateca. Com 120 filmes na programação e curadoria de João Batista, o Festival tem por objetivo discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana.
Além da exibição de filmes, organizados em sete sessões, o público também acompanha um ciclo de debates com a realização de sete mesas redondas a partir do dia 25 (quarta-feira), no mini-auditório do Memorial da América Latina. Com destaque na edição deste ano, o principal convidado e grande homenageado do Festival é o cineasta mexicano Paul Leduc, que participa do debate agendado para o dia 28 de julho (sábado, às 14h).
Não só para fãs de animação, mas para o público em geral, o Festival é um ótimo canal para discutir, repensar e abrir novos caminhos para a produção latino-americana.

Vida Maria
.....................
[Brasil, 2006]
Direção: Márcio Ramos
Gênero: Animação
Duração: 08'34"
Quando: 29/07 [domingo], a partir das 18h
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075, Jardins - São Paulo - 329 lugares
Entrada franca
Veja no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6-1CjDCmEiM
Mais informações sobre o 2º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo aqui.




Nenhum comentário: