quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Desistir jamais

Ontem li uma notícia no jornal Destak falando que a Associação Nacional de Jornais da América divulgou na última quinta-feira, 24/1, que “o número de usuarios de sites jornalísticos no ano passado, nos Estados Unidos, cresceu mais de 6%, para uma media mensal de 60 milhões de visitantes”. O jornal prevê que na prática isso significa que os jornais impressos estão com os dias contados.
Também ontem, recebi por e-mail uma newsletter do Comunique-se (depois uma amiga encaminhou por e-mail a notícia), dizendo que “um estudo da Universidade de Ball State, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos, apontou que 74,5% dos jornalistas com menos de 34 anos estão decididos (31%) ou pensando (43,5%) em deixar a profissão”. Os motivos apontado pela pesquisa são os baixos salários, a longa jornada de trabalho, o estresse e a falta de motivação.
Sinceramente, também já pensei em deixar de lado o jornalismo. É desmotivador a dificuldade em trabalhar na área e, quando isso acontece, de se manter nela. Mas, convenhamos: quem gosta, gosta e faz de tudo para encontrar caminhos alternativos. Claro que ninguém vive de luz, todos precisamos pagar contas e ganhar o pão nosso de cada dia, mas sei lá… Não consigo me imaginar fazendo outra coisa da vida a não ser lidar com “essa forma de produção de conhecimento”, como diz um ex-professor. Para o verdadeiro jornalista, escrever é como uma parte do corpo. É terrivelmente doloroso ver-se amputado.
Já a notícia do Destak não me surpreendeu. Ouvi diversas vezes a previsão de que em pouco tempo os jornais impressos se extinguirão. Posso estar completamente enganada, mas acho isso uma bobagem. Claro que a internet vem desempenhando um papel importantíssimo, inclusive na democratização dos meios de comunicação, mas não acredito que ela irá substituir as notícias “nas bancas de revista”, assim como a televisão não substituiu o rádio.
Que venham novas formas de fazer jornalismo (assim como as reportagens quadrinizadas), mas que elas se adaptem uma as outras.

Um comentário:

Neomisia Silvestre disse...

1 - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental;
2 - Não verás teu filho crescer;
3 - Não terás feriado, finais de semana ou qualquer outro tipo de folga;
4 - Terás gastrite, se tiver sorte. Se for como os demais, terás uma baita úlcera;
5 - A pressa será teu único amigo e as refeições principais serão os
lanches, salgadinhos e biscoitos;
6 - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos;
7 - Tua sanidade mental será posta em xeque antes que completes 5 anos
de trabalho;
8 - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás;
9 - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único;
10 - A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a
cafeína não te fará mais efeito;
11 - Terás sonhos com fontes e não raro, resolverás problemas de
trabalho neste período de sono;
12 - Exibirás olheiras como troféus de guerra;
13 - Receberás um salário miserável, mas terás crédito de inteligente;
14 - Poucas pessoas te entenderão;
15 - Mesmo nas férias terás vontade de correr para ler as noticias do dia por puro vício;
16 - E O PIOR... INEXPLICAVELMENTE GOSTARÁS DE TUDO ISSO!!!

quem falou em desistir?