quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Da (im) previsibilidade da vida

Romance coloca em xeque os meandros das relações familiares*

Michele Prado

Mesa para Cinco, primeiro livro de Susan Wiggs editado no Brasil, retrata com destreza os altos e baixos da vida doméstica ao revelar o drama e a revolta que uma morte prematura acarretam. Lily Robinson, jovem professora que leva uma vida regrada e independente, planejada nos mínimos detalhes, permite apenas que a amiga Crystal partilhe de sua intimidade.

Com as reviravoltas do destino, Lily vê sua vida de pernas pro ar quando perde a amiga e o ex-marido dela, o golfista Derek Maguire. A professora aproxima-se então do descompromissado Sean Maguire para educar as três crianças, agora órfãs, do casal. A partir daí, solidão, crises da adolescência e dos relacionamentos não são poupados na narrativa, mas Wiggs peca ao tornar o final do livro um tanto quanto previsível.

A autora utiliza como fio condutor a imprevisibilidade da vida, mas torna a história usual. A mocinha sofre horrores, encontra um sapo, que depois revela-se príncipe – e termina feliz para sempre. Partindo dessa óptica, o livro não passa de mais um nas prateleiras.

No entanto, o que o torna envolvente é a maneira como Wiggs faz o leitor debruçar-se sobre o texto e mergulhar na história, mesmo antevendo o seu final. É interessante como ela desnuda parte da complexa teia que envolve os relacionamentos familiares, desde as marcas que a falta de diálogo e união deixam em um indivíduo até as delícias e prazeres que somente uma família ligada por estreitos laços de amor possuem.


Mesa para Cinco
...........................
Susan Wiggs
Bertrand Brasil
448 págs.
$49


* Publicado na Revista Paradoxo

Nenhum comentário: